A gestão da educação deve ser democrática, pois se trata de uma atividade realizada por seres humanos. Isso significa em um relacionamento participativo na comunidade escolar. Existe uma grande complexidade na política e gestão democrática no sentido pedagógico, administrativo, financeiro, etc. o que exige a coletividade para a resolução de problemas e criação de projetos em pró da educação e na própria sociedade, isso com certeza auxilia muito na comunidade escolar e na sociedade.
O diretor ou gestor da escola tem que ser dinâmico, atuante, determinado, ativo, influente e participante. Ele tem que ter suas metas bem projetadas e ter a consciência que precisará de muita dedicação e a participação dos seus colaboradores para bater as perspectivas metas. Como já dito participação tem que ser unânime e não apenas do gestor. O gestor deve gerenciar todos os seguimentos escolares ou educacionais, mas ele tem que ter o conhecimento etimológico da expressão gestão democrático educacional. Segundo essas características o gestor terá condições de fazer um bom trabalho e obter êxito, construindo assim trabalhos de ações direcionada a criação de escolas exemplares, criadoras de conhecimentos e transformando seus alunados em pessoas preparadas e qualificadas.
A gestão democrática como já vimos, depende do gestor, se é bem qualificado, se ele se preparou bem para assumir tal posição, etc. Mas, para que o gestor chegue realmente a essa posição ele se faz jus da escolha da sociedade, que o escolhe através de votos diretos na comunidade escolar. Isso é necessário, pois a comunidade irá escolher o gestor que mais se identifica com a comunidade, de acordo com a necessidade da mesma. Isso é bom porque o gestor é escolhido pela comunidade e não por certos grupos de pessoas que poderiam realizar a escolha de acordo com suas próprias necessidades e não a necessidade unânime.
Além da gestão democrática, temos também a gestão participativa, que na verdade seria um complemento da gestão democrática. O gestor que introduz a gestão participativa no seu trabalho, com certeza vai aprimorá-lo, pois, se torna indispensável a comunicação mútua, a coletividade. O gestor adquirindo tal hábito terá prazer em estar no meio da comunidade escolar,escutando, refletindo com todos os membros e pensando juntos numa maneira prática de resolver os problemas da escola e da sociedade, desobstruindo assim as barreiras que poderiam prejudicar a educação nas escolas. Existem gestores que são indicados por políticos e que não estavam preparados para ocuparem tal função e que termina prejudicando o processo de aprendizagem, prejudicando até mesmo o quadro de docentes, que muitas vezes são retirados por questões de perseguições políticas. Isso acontece porque tal docente não tem a mesma visão política do gestor. Ou seja, por causa de politicagem, muitas vezes a educação é prejudicada, onde o docente, muitas vezes competente é retirado do quadro e substituído por outro que não é tão competente e preparado pedagogicamente falando, mas que tem a mesma visão do gestor. Como falei isso não é generativo, pois, com certeza temos gestores devidamente preparados com visão democrática que visa a melhora da sua comunidade escolar.
A autonomia também é um diferencial para um desenvolvimento na gestão democrática. Segundo análises de especialistas, a autonomia para decidir os objetivos da escola, o seu projeto político-pedagógico e o processo de decisão e de avaliação, junto com a gestão participativa, que cria um vínculo de participação do gestor com os demais participantes, aumentam a possibilidade de a escola ter os melhores resultados, sendo mais organizados e caminhar para ser uma escola modelo.
Para a escola, para a educação, para o gestor, o grande desafio é encontrar resoluções cabíveis para os problemas da sociedade. Que são muitos! Mas, que com a cooperação de todos pode ser revertida os problemas em aproveitamentos. Como relata o escritor paro: “... a gestão da educação deve ser pautada na defesa da escola de qualidade que considere a educação como um processo complexo, inconcluso, dinâmico, social e que incorpora a cultura como uma criação da pessoa humana.” (2001, p 49).
A importância da educação na vida das pessoas é enorme, pois, é por meio da educação e das oportunidades que elas poderão se desenvolver, aguçando seus conhecimentos, suas capacidades de compreender as coisas dos seus cotidianos. As gestões democráticas e participativas abrem novos horizontes, criam debates a assuntos pertinentes, desenvolve o conhecimento das pessoas, fazendo-as pessoas capazes de refletirem e tomarem suas próprias decisões.
Em resumo, a gestão democrática educacional, é sem dúvida o caminho certo para a evolução da educação, mas que tem que haver alguns seguimentos de apoio, como a gestão participativa e a autonomia. O gestor tem que está realmente a par e bem preparado para o assumir a função e desempenhar um bom papel rumo ao desenvolvimento da sua escola.
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